PÓS-GRADUAÇÃO

Programas são os primeiros da Faculdade de Planaltina a alcançar nota 4 da Capes

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da Faculdade de Planaltina (FUP) foram aprovados no final de abril pela Capes. É o primeiro programa de mestrado da FUP aprovado com nota 4 pela instituição, e o doutorado será o primeiro ofertado pela Faculdade.

 

O processo seletivo acontece no próximo mês para início das aulas em agosto. Serão ofertadas 12 vagas para mestrado e 8 para doutorado. Uma segunda seleção está prevista para o final do ano para formar a turma de 2016. A partir daí as entradas serão anuais.

 

Para o professor Ludgero Vieira, coordenador dos dois cursos, essa aprovação é muito importante e trará mais estímulo aos professores da FUP que estão interessados em desenvolver pesquisas de qualidade.

 

Ludgero explica que o curso de Ciências Ambientais é bastante amplo e tem um caráter interdisciplinar. “Envolve disciplinas das geociências, química, economia ambiental, ecologia, entre outras, e a proposta é formar pesquisadores que atuem de forma mais integrada dentro da problemática ambiental”, afirma.

 

Os cursos possuem duas linhas de pesquisa: Modelagem ambiental e Manejo e conservação de recursos naturais e é composto por 14 docentes.

 

A Faculdade de Planaltina tem mais três cursos de mestrado: Ciência de Materiais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Gestão Pública.

 

“A FUP tem uma aptidão muito grande para ensino e extensão e agora, com esses programas de mestrado e doutorado, estamos dando o pontapé inicial para a área de pesquisa, que agora vem com mais cobrança e responsabilidade”, pondera o professor.

 

Luis Antônio Pasquetti, diretor da Faculdade de Planaltina, ressalta a importância da aprovação. “Estamos consolidando nosso campus com o avanço nas pesquisas que virão agora de pós-graduação”.

Foto: Isa Lima/UnB Agência

 

“Estamos fechando um ciclo, pois temos cinco cursos de graduação. Esse será o quarto curso de mestrado e o primeiro de doutorado. É um marco importante para a FUP”, completa o diretor.

 

Confiraaqui o edital de seleção do programa.

 

A FUP – A Faculdade de Planaltina foi inaugurada no ano de 2006 e faz parte do planejamento estratégico de expansão da Universidade de Brasília que visa não só a ampliação da oferta de vagas no ensino superior para a população do DF e Entorno como também a implantação de cursos superiores comprometidos com o desenvolvimento regional.

 

A FUP conta com cinco cursos de graduação: Gestão Ambiental, Gestão do Agronegócio, Licenciatura em Educação do Campo e Ciências Naturais (diurno e noturno).

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.